Por incrível que pareça essa é uma receita que eu nunca havia feito, sempre que eu ficava com vontade de comer eu pedia para minha mãe, e depois de um tempo quem assumiu a panela foi o meu irmão, que diga-se de passagem, é um cozinheiro de mão cheia.
Estes dias fiz um evento e coloquei no cardápio uma salada de mini folhas verdes servida com um mini cuscuz paulista, não tive dúvida, pedi para ele fazer comigo para ficar tão bom quanto o dele e o da minha mãe.
Depois disso,precisei fazer a receita várias vezes, e sinceramente acho que cheguei bem perto do que eles fazem, então vou deixar aqui a receita e para quem se animar vai valer muito a pena, fica uma delícia!!
Ingredientes:
500 gr de camarão médio (reserve alguns para decorar a forma)
suco de 1 limão
500 gr de peixe branco (eu usei filé de pescada)
Ovos cozidos (quantidade que desejar)
2 vidros de palmito pupunha em conserva
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1 cebola grande picada
2 xícaras de tomates sem pele e sem sementes picados
1/2 maço de salsa picada
1 xícara de farinha de milho
1 xícara de farinha de mandioca
Sal
1 pimenta dedo de moça sem sementes picada
Para o fundo de peixe:
1 cenoura
1 cebola pequena picada
3 dentes de alho picados
salsa
1 folha de louro
1 talo de salsão
Sal
cascas de camarão (não é necessário usar toda casca dos camarões, apenas para dar o gosto, uma xícara será o suficiente)
cabeça e espinha dos peixes (use as dos filés)
Modo de preparo:
Faça um fundo “ou caldo” de camarão e de peixe usando os ingrediêntes citados acima, ferva, coe e reserve;
Em uma caçarola coloque o azeite e a manteiga e leve ao fogo, quando aquecer acrescente a cebola e mexa até ficar transparente;
Acrescente o alho, os tomates e cozinhe por aproximadamente 10 minutos;
Adicione o palmito, o peixe, a salsa e a pimenta;
Enquanto cozinha, decore uma forma com camarões, palmito, tomate e o ovo, reserve;
Quando o peixe estiver bem cozido ele vai se desmanchar, em seguida coloque os camarões picados e se prepare para adicionar as farinhas;
Misture a farinha de milho com a farinha de mandioca e vá adicionando ao preparo mexendo sempre para não empelotar;
Quando começar a se desprender do fundo, estará pronto para ser enformado;
Desenforme frio, sirva quente ou frio, como preferir.
Eu particularmente gosto das duas maneiras.
19/05/2015 às 1:47 PM |
Ola boa tarde! Achei muito legal a sua receita e gostaria de saber quanto rende e que forma usar?? Agradeço desde já!!!
20/05/2015 às 11:34 AM |
Bom dia Elenice! Muito obrigada por visitar o blog, essa receita rende aproximadamente 2 formas de buraco ( daquelas que usamos para fazer bolo)
E serve mais ou menos umas 10 pessoas, dependendo de como e quando irá servir.
Seja muito bem vinda!!