Esse prato é tipico da região do Vale do Paraíba, tradicional da cozinha brasileira foi um alimento bastante consumido pelos tropeiros na época da busca do ouro em Minas Gerais, por ser facil de fazer em lugares inóspitos onde os Bandeirantes passavam.
O lugar mais conhecido é São Luiz do Paraitinga e no litoral Norte de São Paulo, falei deste lugar e deste prato em outro post, mas acabei deixando a receita para depois, e como em São Paulo não pára de chover e a temperatura baixou consideravelmente, achei que seria uma boa pedida, é não é que foi mesmo??
Ingredientes:
1/4 de xícara (chá) de azeite
6 dentes de alho picados
2 cebolas grandes cortadas em rodelas
1 pimenta dedo de moça picada
2 folhas de louro
2 kg de músculo
2 l. de água
Salsa
Sal
Pimenta do reino (opcional)
Modo de preparo:
Em uma panela coloque o azeite e o alho.
Sele a carne deixando dourar bem para ficar com uma cor bem bonita e agregar sabor a água, fazendo assim um caldo bem rico.
Acrescente a cebola, o louro, o sal, a pimenta e a água, deixe cozinhar aproximadamente 2 horas, ou poderá fazer na panela de pressão por mais ou menos 40 minutos, ou quando a carne ja estiver macia e com seu caldo denso.
Durante o cozimento, se necessário acrescente um pouco mais de água, é interessante para esse tipo de cocção, manter uma chaleira com água fervente para não diminuir a temperatura do cozido.
Coloque a salsa, corrija o sal e a pimenta e já estará pronto para servir.
É comum servir este prato com uma farinha de mandioca ou até mesmo a farinha de milho em flocos, eu usei a de mandioca, e ficou muito bom, uma comida bem reconfortante para esses dias frios….
E a dica de hoje é que se voce quizer desengordurar o caldo, coloque o prato na geladeira e quando estiver bem frio, a gordura vai se separar do caldo, fazendo uma camada na superfície, é só remover com uma colher e o caldo ficará mais light.
No mais, bom apetite e uma excelente semana para todos!
16/10/2011 às 10:43 PM |
Obrigada, Chef, por mais uma dica valiosa.