Gosto muito de introduzir grãos nos meus cardápios, além da variedade podemos usufruir de suas propriedades nutricionais.
Hoje vou falar um pouquinho do que sei sobre a soja, que além de suas funções nutricionais básicas, é considerada um alimento funcional por produzir efeitos benéficos a saúde.
No aspecto nutricional, a soja é rica em proteínas de boa qualidade eliminadoras de radicais livres por conterem poderes antioxidantes, é uma excelente fonte de minerais como por exemplo, cobre, ferro, fósforo, potássio,vitaminas A, C, E além do complexo B.
E conforme estudos, os efeitos fitoterápicos são diversos, e podem ser usados como forma preventiva de diversas doenças como, osteoporose, cardiovasculares, cancer, sintomas da menopausa e muitos outros, vale a pena fazer um estudo mais aprofundado no assunto.
Fiz essa salada que fica muito boa como acompanhamento ou até mesmo guarnição, fica bem colorida e bastante saborosa.
Ingrediêntes:
2 xícaras de (sopa) soja cozidas
2 pepinos” japónes” sem sementes picados
2 tomates sem sementes cortados em cubos pequenos
1 cenoura média ralada
1/2 cebola roxa picada (poderá ser qualquer tipo de cebola)
Salsa picada
Sal
Azeite
Pimenta dedo de moça picada (opcional)
1 limão siciliano (usar apenas o suco)
Modo de preparo::
A soja tem um gosto forte, que é ativada quando o grão entra em contato com a água fria, por isso as pessoas tendem a evitar seu consumo, mas para tirar este gosto, basta jogar os grãos em água fervente, depois disso, deixe a soja de molho em água da noite para o dia, mais ou menos 06 horas.
Depois disso lave bem os grãos para soltar toda a casca.
Cozinhe em panela de pressão de 20 à 30 minutos, o tempo vai variar conforme a qualidade dos grãos, se forem novos cozinharão mais depressa.
Feito isso, deixe a soja esfriar e acrescente os legumes picados, tempere à gosto.
Deixe descansar alguns minutos na geladeira para agregar bem os sabores, feito isso, estará pronta para servir.
Espero que gostem!
Deixe um comentário