O aspargo fresco é um legume que felizmente está mais acessível nos dias de hoje, antigamente era muito comum as pessoas usarem os aspargos em conserva, que geralmente eram do tipo branco.
Sua origem vem de solos arenosos do sul da Europa e da Ásia, e é conhecido desde a antiguidade, ele vem sendo cultivado há mais de 2.000 anos. Atualmente seu cultivo já abrange todos os continentes o que nos permite consumí-los o ano todo.
Eles podem ser brancos, verdes ou até mesmo rosados ou violetas.
O aspargo branco é colhido logo após ter saído da terra e não fica exposto ao sol, ele é menos amargo que o verde que é colhido depois de aflorar completamente, recebendo toda ação da clorofila.
Para saber se eles estão frescos mesmo, vou dar algumas dicas para a hora da compra, verificar se eles estão com os caules firmes e sua cor de um verde vivo, aperte a base e veja se está úmida mas firme, se estiver soltando água não esta bom para consumo, é sinal de que está passado.
Ingredientes:
1 pacote de aspargos frescos
1 colh. das de sopa de manteiga sem sal
1 colh. das de sobremesa de azeite
Sal
Pimenta do reino moída na hora (opcional)
Modo de fazer:
Coloque para aquecer em uma frigideira, o azeite e a manteiga.
Assim que estiver quente, acrescente os aspargos e deixe por aproximadamente 3 minutos de cada lado, não deixe por muito tempo, porque eles podem ficar escuros e moles demais.
Serve de acompanhamento, neste caso servi com arroz branco e cubos de sobrecoxa desossadas e gralhadas.
Mas é um acompanhamento bastante versátil, veja este que servi com camarões e palmitos grelhados…
Do simples ao sofisticado… fica uma delícia de qualquer maneira.
Prove voce também!
Deixe um comentário